Os nossos combustíveis

A gama completa

Gasolina 95

A gasolina é um combustível constituído essencialmente por hidrocarbonetos (compostos químicos que contêm átomos de carbono e hidrogénio) e por produtos oxigenados. Quanto maior o número de octanas (número de moléculas com octanos) da gasolina melhor será a sua resistência à detonação espontânea.
A gasolina sem chumbo 95, que indica que o número de octanas é de 95, foi desenvolvida para se adequar às necessidades dos mais avançados motores a gasolina.

Gasolina 98

A gasolina sem chumbo 98 (índice de octanas 98) tem um maior número de octanas que a gasolina sem chumbo 95, o que vai ajudar a otimizar o rendimento dos motores a gasolina mais recentes. Segundo os especialistas, a gasolina sem chumbo 98 reduz as emissões contaminantes, uma vez que os seus componentes melhoram a combustão do motor.
Esta gasolina é indicada para os motores de carros do segmento alto, pois permite uma condução mais exigente mantendo o rendimento que se espera de um automóvel de gama superior. Devido ao nível mínimo de enxofre (10ppm ou partes por milhão), é convertida em gasolina mais limpa. Por esta razão, também é mais cara do que a gasolina sem chumbo 95.

Gasoleo Simples

É um óleo que deriva da destilação do petróleo bruto e é utilizado como combustível para os veículos com motor a gasóleo. Basicamente, o diesel é constituído por hidrocarbonetos e contém ainda nitrogénio, enxofre e oxigénio. A principal vantagem é o elevado rendimento energético da combustão. Em Portugal, o litro de gasóleo é mais barato do que de gasolina.

Gasoleo Aditivado

Tal como a gasolina aditivada, este é um gasóleo que contém um pacote de aditivos. O objetivo é idêntico ao da gasolina aditivada: reduzir o desgaste dos bicos injetores, proteger o sistema de alimentação de combustível, minimizar a formação de sedimentos e ajudar a fazer a separação da água com o gasóleo. De acordo com as gasolineiras, a utilização continuada de diesel aditivado melhora o rendimento do motor, evita o desperdício de diesel e ajuda a reduzir as emissões de CO2.

Gasoleo Verde

Em termos técnicos, este gasóleo partilha as mesmas caraterísticas do combustível rodoviário. A única diferença para o gasóleo rodoviário é o facto de ter uma cor verde, por ter um aditivo de químico que muda a cor do gasóleo. Este tipo de combustível só pode ser vendido aos beneficiários com isenção ou redução da taxa de ISP e que tenham cartões de microcircuito emitidos pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
De acordo com a legislação portuguesa, só é permitido vender gasóleo colorido aos utilizadores de alguns equipamentos, por exemplo: motores utilizados na rega, embarcações, tratores agrícolas e outros ligados à agricultura, veículos de transporte de passageiros e de mercadorias por caminhos de ferro, motores fixos e motores frigoríficos autónomos, instalados em veículos pesados.

Adblue

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
Como surgiu e porque é tão importante? O líquido Adblue surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes, pois a indústria automóvel procura responder de acordo com os novos protocolos originados das cimeiras ambientais.
As normas Euro 6, que servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis, exigem aos fabricantes dos automóveis que desenvolvam e implementam tecnologias que promovam a redução dos gases poluentes e contaminantes.

GPL

É o combustível para veículos movidos a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) e é considerado um combustível mais amigo do ambiente porque emite menos CO2 e outros gases nocivos para a atmosfera.
Além disso, é mais barato do que qualquer outro combustível. Atualmente, o custo do litro do GPL Auto é aproximadamente metade do da gasolina. De acordo com os especialistas, em comparação com a gasolina, o GPL Auto emite menos 85% de gases nocivos para camada de ozono, reduz as emissões de CO2 em 10% e minimiza o nível de hidrocarbonetos e emissões de NOx.